QUEM SOMOS

APRESENTAÇÃO

A Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras já administrava um hospital, sito no edifício conhecido por “Hospital Velho”, quando em 1912 recebeu uma doação por parte daquele que viria a ser o maior benemérito da Misericórdia e talvez mesmo do concelho de Felgueiras, Agostinho Cândido de Sousa Ribeiro. Agostinho Ribeiro, homem que emigrou e fez fortuna no Brasil, e, uma vez regressado à sua terra Natal, soube fazer bom uso da sua fortuna ao reparti-la pelas casas de caridade.

Foi, por escritura de 13 de Outubro de 1912, que a Misericórdia passou a administrar o Hospital Agostinho Ribeiro até 1974, altura em que o mesmo foi nacionalizado, mantendo-se a Misericórdia apenas como proprietária.

A intenção de doar o hospital, construído com expensas próprias (30 contos de reis) e que podia recolher regularmente 40 doentes, 20 do sexo masculino e 20 do sexo feminino, foi comunicada à Mesa Administrativa, em sessão extraordinária ocorrida em 26 de Abril de 1912, pelo próprio Agostinho Ribeiro.

O hospital tinha como finalidade: tratar gratuitamente os pobres, pela seguinte ordem: os irmãos, os do concelho, os de fora, socorrer os irmãos pobres no domicílio; venerar, no hospital, a padroeira; praticar, para com os irmãos falecidos, os actos de religião determinados nos estatutos e recolher e tratar no hospital quaisquer pessoas que não fossem pobres, de acordo com os regulamentos

A Câmara Municipal, para homenagear Agostinho Ribeiro, deliberou, por unanimidade, em reunião de 26 de Setembro de 1912, escolher para feriado municipal o dia da inauguração do hospital, ou seja, o dia 12 de Outubro. Este deverá ter vigorado até 1957, data da tomada de conhecimento do Decreto 41 152, de 12 de Junho, que autoriza a considerar feriado concelhio o dia 29 de Junho.1

200+

Profissionais

20.000+

Cirurgias

200.000+

Pacientes Satisfeitos

20+

Acordos